terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quanto maior, menor.

É como neste caso: quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava com criança. Mas quando me tornei homem, meus pensamentos se desenvolveram muito além dos pensamentos da minha infância, e agora eu deixei as coisas de criança. (I Coríntios 13.11 – Bíblia Viva)

Crianças são bonitinhas, amáveis, engraçadinhas, trazem alegria, pureza, possuem muitas virtudes. Mas ninguém pode ser criança sempre, Peter Pan é apenas uma fábula, que nunca daria certo na vida real. Uma criança que não cresce, que não se desenvolve certamente está doente, lhe falta algo, a vida não está caminhando como deveria.

No texto bíblico acima, Paulo está mostrando que o mundo espiritual tem muitas semelhanças com o mundo físico. Assim como o crescimento natural de uma criança, o crescimento espiritual, o amadurecimento, o avançar no relacionamento com Deus é o caminho do discípulo saudável.

Mas que sinais demonstram que estamos crescendo? Claro que são muitos e alguns bastante complexos, não visíveis a olhos nus. Quero compartilhar neste artigo um dos indicadores deste crescimento espiritual:

Percebemos que estamos crescendo quando nos tornamos menores!

Gosto do confronto dos valores de Deus em relação aos nossos valores. Os discípulos de Jesus, logo após a Ceia, começam a discutir sobre qual deles era o maior (Lucas 22.24-27). Seria cômico, se não fosse trágico. Logo após um momento tão especial, os discípulos agem como meninos, disputando quem era o mais importante. Jesus então os ensina que no Reino de Deus o maior é o menor, o maior é o que serve. Ele, o próprio Jesus, era exemplo desta palavra. Ele mesmo disse que veio para servir e não para ser servido (Mateus 20.28).

Quanto mais crescemos em Deus mais entendemos os valores do Seu Reino. Quanto mais crescemos espiritualmente a consciência de que nada somos nos enche a alma, percebemos que graça de Deus é algo fantástico. Amados mesmo ainda sendo pecadores, escolhidos sem nenhum mérito, frágeis vasos de barro que somos carregando a glória de Deus.

Crianças estão sempre disputando o primeiro lugar, estão sempre brigando para serem os mais importantes. Discípulos que querem crescer em Jesus preferem servir, se doar, diminuir para que somente o Mestre apareça e receba toda glória. Que o Senhor nos ajude a crescer.

Pr. Paulo Campos Jr.
paulocamposjr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário